terça-feira, 23 de novembro de 2010

Take a chance - Permita-se!




Li um texto que me causou tanta identificação e me fez ter um outro olhar.

Sabe, muitas vezes nos prendemos ao passado porquê o futuro parece muito incerto e ficamos ansiosos com o presente.  A única coisa que nunca muda é o passado, enquanto que o passado representa a última segurança, um conjunto de certezas.

Quando a situação está complicada, pode ser tentador pensarmos em como as coisas costumavam ser.
Enquanto você continuar persistindo dentro dos limites do que se chama de segurança, a qualidade de cada momento do presente será apreciada somente como parte do passado. E é preciso livrar-se dele para relaxar.


Vamos fazer um exercício de reflexão juntos?

Imagine que seu passado é um porão enorme, escuro, escondido do mundo por uma porta pesada de madeira e com uma fechadura segura. Você entra – está frio e seco. Pelas paredes há fileiras de baús e potes. Cada um contém tesouros de nossas lembranças. Comece a explorar o porão. Abra os potes um por um e deixe algumas lembranças aflorarem. Você pode se lembrar de um passeio no verão quando fez amigos novos, maravilhosos; quando saiu de casa para começar vida nova em outra cidade; ou do momento em que conheceu seu companheiro. Algumas lembranças são tristes ou desconfortáveis, como quando não passou num exame ou terminou em relacionamento, mas pense no quanto aprendeu com as frustrações. E orgulhe-se ao redescobrir suas conquistas. Como elas afetam sua vida agora? Há alguma lição que gostaria de levar consigo do porão?
Agora, olhe com cuidado para o próprio porão. É escuro, empoeirado, cheio de teias de aranha, não é um lugar saudável. Contém todas as experiências que o moldaram ao longo do tempo, mas não há nada de aconchegante, caloroso ou convidativo nele. Agora que já está lá há algum tempo, você sente frio. Quando estiver pronto, prepare-se para sair do porão. Tranque a porta atrás de você e imagine-se esticando a ponta dos pés para pendurar a chave num gancho alto. As lembranças estarão sempre à mão, mas repousam num lugar em que você prefere não morar, e não estão livres para afetar o presente.

Pode ser difícil deixar o passado para trás, especialmente se o que está diante de nós parece um desafio mas procure pensar que os benefícios do presente e do futuro valem muito mais a pena do que o custo de viver ancorado no passado. Dê-se uma nova chance. A palavra-chave é: permita-se.


MÚSICA DEDICA AO POST

Se você está tão triste assim, não precisa mais chorar por mim. Eu decidi sair, não sei se vou voltar. Nem precisa me esperar!  Se alguém qualquer quiser te ver, eu não quero nem saber, só peça pra que cuide bem desse seu coração. Já cansado de bater em vão, e ver que não se encontra mais razão.. E é bom deixar pra trás o que passou.  Sabe aquele beijo que eu te dei? E os reclames bobos que chorei? você também vai ter de alguém melhor que eu, não precisa mais chorar! Se esse alguém te diz que é amor, se não tem razão pra acreditar, aprenda que a razão também não vai voltar. Se o seu coração bater em vão por quem já não se importa e vem dizer que é bom deixar pra trás o que passou!  deixar pra trás o que passou... deixar pra trás o que passou...

(Deixar pra trás - Ramirez)




Um comentário:

Su disse...

Lindo texto, música, bem legal. Tá aí uma das frases mais ditas, mas dificilmente colocada em prática.